Energia Solar

Como um Sistema de Energia Solar Funciona

O sol produz uma enorme quantidade de energia. A energia produzida pelo sol vem de dentro do seu núcleo, onde altas pressões fazem com que quase quatro milhões de toneladas de hidrogênio sejam convertidos em hélio a cada segundo através do processo de fusão nuclear. Em uma hora de luz solar que atinge a terra teria a capacidade alimentar nosso planeta por um ano.

1

Painel Solar

Os painéis fotovoltaicos convertem parte da energia do sol em eletricidade. Um típico painel fotovoltaico contém várias células individuais, a radiação solar atinge essas células fazendo com que elas soltem elétrons, resultando numa corrente continua, similar a eletricidade produzida por pilhas.

2

Inversor e Medidor

Para poder usar a energia gerada por um painel solar, ela deve ser convertida em corrente alternada. Esse papel é de um equipamento chamado de inversor, a energia convertida pelo inversor se conecta as instalações do local, um medidor mede a quantidade de energia enviada pelo inversor assim podemos saber quanto de energia nós estamos gerando.

3

Concessionária

A concessionária é responsável pela rede de cabos que transmitem a energia de onde ela é produzida para onde é usada. Muitos sistemas de energia solar ficam próximos a locais onde a energia é utilizada, reduzindo a demanda da rede e de tradicionais subestações. Em dias em que não há consumo da energia gerada, o medidor mede a energia injetada na rede que é utilizada para alimentar casas e prédios próximos e depois compensa o cliente por tal energia.